Brado anuncia investimentos de R$ 30 milhões em vagões Double Stack na Intermodal
Empresa traz inovação com uso de vagões double stack. Operação será feita a partir do segundo semestre na rota entre Rondonópolis (MT) e Sumaré (SP).
Um projeto que envolve a aquisição de 74 vagões double stack será apresentado ao mercado pela Brado Logística durante a 24ª edição da Intermodal South America, maior evento de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América do Sul, entre os dias 13 e 15 de março. A estratégia, que contou com um investimento de R$ 30 milhões apenas na aquisição dos vagões, pretende otimizar a operação de movimentação de contêineres na rota entre Rondonópolis (MT) e Sumaré (SP).
Com capacidade para empilhar até três contêineres (um de 40 pés e dois de 20 pés), o double stack deve gerar um ganho de aproximadamente 40% em capacidade no trecho em questão. O novo modelo permite uma operação mais sustentável, com ganhos significativos de produtividade e rentabilidade, transportando mais contêineres num mesmo trem e reduzindo custos operacionais.
“O uso do double stack vai fortalecer integração multimodal entre ferrovia, rodovia e porto”, diz diretor Comercial e de Operações da Brado, Marcelo Saraiva. “Vamos ampliar nossa participação no mercado de exportação e consequentemente, promover o crescimento na importação e no mercado interno com a movimentação de contêineres”.
Para viabilizar a nova operação, a Brado desafiou seus colaboradores a desenvolver um projeto que tinha como ponto de partida proporcionar o crescimento da operação utilizando a mesma quantidade de trens em circulação. O aprimoramento também envolveu avaliações sobre operações com double stack no mercado internacional. A partir dessa experiência, a Brado buscou parceiros e desenvolveu soluções para aplicar este modelo no Brasil, diante da realidade econômica e geográfica do País.
“É um trabalho de inteligência logística que envolveu análises criteriosas de diversas áreas da Companhia, desde os departamentos Comercial e Planejamento, até o setor de Ativos e a Operação”, afirma Saraiva. “O vagão foi desenvolvido de maneira exclusiva e customizada para atender as necessidades dos nossos clientes”.
O double stack faz parte de uma nova fase no plano de expansão da Brado. Projetando aumentar em 30% os negócios da companhia em 2018, a empresa vem reestruturando os seus serviços e concentrando os estudos na logística de movimentação de contêineres em rotas de longa distância e na operação round trip (ciclo completo, no qual os vagões circulam com contêineres cheios tanto na subida quanto na descida). Essas medidas têm por objetivo otimizar o aproveitamento da infraestrutura ferroviária nos principais centros de consumo do País, tornando os fluxos mais sustentáveis e viáveis.